sábado, 6 de julho de 2013

A Ciência pelo olhar de Carl Sagan

"Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimentos". 
(Carl Sagan)


‘O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS’


Você gosta de ciência? Se interessa por ela?
          ‘O Mundo Assombrado pelos Demônios’ é justamente sobre a ciência. E sobre como nos relacionamos (ou deveríamos nos relacionar) com ela.
O livro foi escrito e publicado em 1996 por Carl Sagan. Carl, falecido nesse mesmo ano, foi um importante astrofísico, tendo trabalhado na NASA no projeto Apollo (que levou o homem à Lua), e nas missões Voyager e Galileu (projetos de sondas espaciais). Foi um grande defensor da ciência, e um de seus mais famosos divulgadores.
          A idéia do livro surgiu de uma conversa com um taxista, que ao saber que estava transportando um cientista, quis falar sobre ciência. Porém o que o homem entendia por ciência eram coisas como ‘o poder dos cristais de Atlântida’ e ‘aliens congelados’. Sagan teve de desapontar o homem, e dizer que não haviam evidências para comprovar aquilo, e que pelo que a ciência poderia afirmar, nada era verdade. Seria cruel taxar o motorista de ‘burro’ ou algo do gênero. Ele era curioso, tinha apetite por ciência, mas não tinha acesso fácil a ela. Não tão fácil quanto comprar um dos zilhões de livros sobre as profecias de Nostradamus na livraria da esquina.
           Depois dessa pequena história, que serve como introdução para falar um pouco sobre analfabetismo científico e sobre a abordagem da ciência na sociedade. E Sagan continua, nos capítulos seguintes comparando a ciência verdadeira com a pseudo-ciência, explicando muito sobre o funcionamento e a natureza da ciência (como o Método científico, sobre o qual eu falei aqui) e também sobre a fascinação que a ciência pode exercer sobre nós.
         Ele também dá explicações sobre muitos dos supostos fenômenos paranormais que ‘assolam’ a humanidade. E finaliza falando sobre a importância que a ciência deveria ter na sociedade americana, mas que não tem.
         O livro é uma leitura fantástica, mesmo para os não iniciados no ramo da ciência. O pensamento científico, do modo apresentado pelo autor, é algo que deveria ser ensinado a todos. É uma leitura obrigatória pra quem curte ciência, pelo menos um pouco. Mas deveria ser obrigatória de verdade, pra todo mundo.
         Carl Sagan foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e diretor do Laboratório de Estudos Planetários da Universidade de Cornell, EUA.
          Desempenhou um papel de liderança no programa espacial estadunidense desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde 1950, ajudou a resolver os mistérios das altas temperaturas de Vênus (resposta: efeito estufa maciça), as mudanças sazonais em Marte (resposta: poeira trazida pelo vento), e a névoa avermelhada de Titã (resposta: moléculas orgânicas complexas).          Como um cientista formado em astronomia e biologia, Carl Sagan fez contribuições essenciais para o estudo das atmosferas planetárias, superfícies planetárias, a história da Terra, e exobiologia que é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo.
          Sua capacidade de capturar a imaginação de milhões e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis é uma realização magnífica, comprovando que não é o vocabulário que faz o homem, mas sim como o utiliza e manifesta seu conhecimento.
               "NÃO EXPLICAR A CIÊNCIA ME PARECE PERVERSO. QUANDO ALGUÉM ESTÁ APAIXONADO, QUER CONTAR A TODO MUNDO". (Carl Sagan)



 Fonte Usada:

http://battlenerds.wordpress.com/2009/03/03/o-mundo-assombrado-pelos-demonios/#more-3923

0 comentários: